Dicas

Seus óculos, seu cartão de visita

Os óculos podem mudar a fisionomia, sendo assim uma escolha inadequada pode deixar o visual comprometido. Famosos e celebridades como Marília Gabriela (estilo arrojado), Adriane Galisteu (fashion), Paulo Autran (clássico), Serginho Groismann (moderno), Edson Celulari (discreto), Claudia Raia (extravagante) entre outros vips, recorrem a consultores ópticos em busca de orientação, pois sabem a importância em combinar: formato de rosto, cor de cabelo e pele. “É importante respeitar acima de tudo as suas características pessoais, o seu estilo”, explica o consultor óptico, Voriques Oliveira.

Além de combinar com o rosto é preciso verificar o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes oferecem. O olho humano possui mecanismos de defesa naturais que são inibidos pela escuridão proporcionada pelas lentes. A pupila, que automaticamente se fecharia diante da luminosidade, mantém-se dilatada quando são utilizadas as lentes escuras. A reação natural do ser humano de fechar os olhos é comprometida pela utilização dos óculos de sol. “Se as lentes não protegem os olhos, os raios ultravioletas passam e afetam a retina mais severamente do que se não estivéssemos usando nenhum tipo de lente, podendo até mesmo levar à catarata”, explica o oftalmologista Hilton Medeiros.

carla3-pequena

Tipos de Rosto

Triangular
Para aqueles que têm testa longa e queixo fino, as armações estreitas e arredondadas são as opções mais adequadas.

Oval
É um formato que combina com a grande maioria de armações. Mas para evitar que o rosto fique longo demais, o melhor é optar por modelos não muito largos.

Arredondado
Quem tem rosto com este formato deve adotar, de preferência, as linhas retas e semi-retas, já que elas suavizam e afinam o rosto.

Quadrado
Os que têm testa e queixo largos, devem ficar longe das  armações redondas  e escolher óculos que tenham aros com cantos retangulares e armações com suporte de náilon, pois elas suavizam a aparecência e ficam bem discretas.

Tipos Físicos: Detalhes Importantes

Estatura baixa
As pessoas de estatura baixa devem ter muito cuidado na escolha dos seus óculos, pois senão, os mesmos vão se tornar verdadeiros “elefantes” no rosto, deixando sua aparência mais carregada, dando a impressão de que você está escondida dentro deles. Os modelos adequados são os menores deixando o rosto livre, muito mais suave. As cores podem ser exploradas, enquanto os formatos devem acompanhar as linhas do rosto. Peças muito grandes e exóticas vão te deixar ainda menor.

Estatura alta
Este tipo físico já pode explorar peças maiores. Uma pessoa alta, tem a seu favor a sua postura esguia que favorece totalmente um visual mais glamouroso. Por isso arroje nos tamanhos, nas formas.

Pessoas mais “Gordinhas”
As pessoas mais “cheinhas” devem se preocupar para que os óculos não fiquem muito pequenos no rosto, principalmente nas laterais. As hastes dos óculos precisam estar adequadas às têmporas, pois normalmente formam marcas profundas, como “canaletas” na pele. Além de causar ferimentos, provocam dores de cabeça, cansaço, desconforto. O rosto por ser mais largo, como as bochechas são mais salientes, caia de cabeça nas armações que afinem o rosto.

Pessoas magras
As magrinhas, geralmente são pessoas com traços delicados, portanto modelos leves, sem muito aplique, “clean” seriam o ideal. Os óculos não podem pesar, eles devem compor o look, proporcionando leveza no seu visual, visto que este tipo físico geralmente possui rosto também magro, a maçã do rosto tem traços mais acentuados.

Carecas
Neste caso, temos uma imagem que falta um complemento, que são os cabelos. Para ajudar na composição do contorno do rosto, o conselho é investir nos óculos arrojados, com atitude, posicionando bem no centro do rosto. Você não tem interferência de cor dos cabelos ou volume então aproveite e escolha desde peças bem fashion, modernas, até mais básicas, elegantes. Tenha certeza de que tudo que vestir vai fazer o maior sucesso, vai realmente chamar atenção, portanto cuidado, procure um especialista para te ajudar a não errar quanto aos óculos que combinem mais com o seu formato de rosto, apoio do nasal, e principalmente o estilo que você pretende passar usando este acessório, ele será o seu cartão de visita.

Barba & Bigode & Cavanhaque
Prefira os óculos três peças com anti-reflexo. Fuja dos aros marcantes, você já tem algo para chamar atenção no seu rosto. Se você colocar peças muito pesadas ficará com uma aparência carregada, enfeitada demais. A barba, o bigode ou o cavanhaque deixa o seu estilo com características fortes, sendo assim aliviar nos modelos dos óculos é a melhor saída.

Franja
A mulheres devem tomar muito cuidado com a escolha da peça, para não acontecer de “amassar” a franja, na hora de vestir os óculos. Desta forma não escolha óculos muito altos, que cubram as sobrancelhas, o apoio do nasal neste caso, é ainda mais importante, pois este apoio é que interfere para que os óculos não levantem no rosto, chegando a dar uma distância péssima entre o rosto e a armação e por conseqüência ultrapassem a franja.

Dicas Importantes

• Óculos não devem pressionar o rosto, o crânio.
• Óculos não devem se apoiar nas bochechas.
• Armação não deve ultrapassar as sobrancelhas, elas não precisam de óculos.
• Uso de cores depende do estilo de cada um.

Veja Também